Aoferta de carros à venda continua a ser maioritariamente constituída por motores a gasóleo, mas este número aumentou no último ano. Segundo dados do Standvirtual, um portal de venda de veículos, a oferta de carros a gasóleo aumentou 11% em 2018. Estes dados, saliente-se, são conhecidos numa altura em que está instalada a polémica no setor por causa das declarações do ministro do Ambiente, Matos Fernandes.
De acordo com os dados do Standvirtual, 75% dos automóveis colocados para venda no portal foram a gasóleo, 22% a gasolina, 2% híbridos, 0,5% elétricos e 0,5% a GPL.
Esta semana ficou marcada pelas declarações de Matos Fernandes, em que falou sobre o fim dos carros a gasóleo. As palavras do ministro do Ambiente fizeram soar os alarmes na indústria automóvel, merecendo críticas por parte de diversas associações automóveis.
Uns dias depois, o ministro voltou a reiterar as afirmações e mostrou-se surpreendido com as reações. “Fiz um aviso ue muitos outros repetiram antes de mim”, reiterou.
E mais: “Daqui a quatro/cinco anos, um veículo elétrico custará menos do que um a combustão. Mas ninguém está a proibir a compra de um autómovel a diesel, agora que vai haver uma mudança, vai”, reiterou o ministro do Ambiente.
Um outro dado curioso, também divulgado pelo Standvirtual, é que foi vendido através da plataforma um Renault Megane de 2007 a gasóleo, em apenas 40 minutos, que estava à venda no portal por 5.000 euros.