Desde que a Internet faz parte da vida das pessoas, a presença das empresas no mundo digital tornou-se fundamental. Muitos empresários têm resistido a desenvolver o seu negócio on-line uma vez que suas vendas físicas e o reconhecimento da marca não o exigem. A realidade é que a Internet pode fazer com que o seu negócio cresça muito e seja mais conhecido na zona onde se encontra.
Hoje em dia, os utilizadores, antes de fazerem alguma compra ou contratarem um serviço, procuram informações na internet. As opiniões online, são o novo boca-a-boca que leva ao sucesso de um negócio. Ter um website pode ajudá-lo, uma vez que as pessoas que estão à procura de produtos ou serviços que você vende, o possam conhecer e possam escolhe-lo a si em vez dos seus concorrentes.
Se já está convencido sobre a importância de ter o seu website, então precisa de começar a trabalhar. Não é preciso pagar muito dinheiro a alguém para desenvolver o seu site. Atualmente, existem muitas plataformas onde pode criar o seu site rapidamente. Alguns exemplos são o WordPress e o Wix, entre outros.
O que você deve ter em conta é a escolha do domínio. O domínio é um nome único e irrepetível que é usado para denominar um site. Atua também como endereço digital do site. É fundamental que você encontre um domínio perfeito para o seu negócio, para que as pessoas possam encontrá-lo na internet facilmente.
Depois de criar seu site, você deve estabelecer a estratégia correta para aumentar os seus lucros. Para isso conheça 4 maneiras de aumentar as vendas graças a um website.
- Crie uma loja online
Uma forma rápida de aumentar as suas vendas é adicionar um carrinho ao seu site. Isto significa que as pessoas têm a oportunidade de comprar os seus produtos online.
Tal como criar um site, a montagem da loja (dentro do site), é bastante mais fácil do que possa parecer. No entanto, neste caso, vai precisar de dedicar mais tempo, uma vez que os produtos tem de ser carregados com os respetivos detalhes e deverá adicionar o respetivo stock.
A vantagem de ter uma loja online é que o processo de venda dos produtos é muito mais simples do que na loja física. Quanto menos passos o utilizador tiver de dar, maior será a conversão.
- Escreva conteúdo de interesse relacionado com seus produtos e/ou serviços
Gerar artigos com conteúdo relevante não é uma tarefa simples. Vai precisar de planeamento na preparação das suas publicações que deverão respeitar uma certa periodicidade. No entanto, o resultado vale bem o esforço.
Escrever artigos com temas relacionados com os seus produtos ou serviços, irá atrair pessoas que têm maior possibilidade de comprar ou contratar os seus serviço. Estando relacionado com aquilo com que você trabalha diariamente, será muito mais fácil saber qual é o conteúdo que realmente importa ao seu público.
Estes posts (sempre relacionados com as palavras-chave de seu negócio), ajudarão a que o seu site esteja melhor posicionado nas buscas (SEO).
- Crie uma base de dados de utilizadores interessados
Muitos internautas irão visitar o seu site.
Você deverá aproveitar cada visita para tirar o máximo proveito possível. Para isso, sugere-se que ofereça a possibilidade de subscrição de uma newsletter. Uma opção é que, cada vez que um visitante entrar no seu site pela primeira vez, receba uma notificação para subscrever a newsletter. Uma boa forma de atrair os subscritores é atribuir um prêmio (um desconto, um presente, transporte gratuito, etc.).
Quando tiver uma base de utilizadores que estão interessados no seu conteúdo e nos produtos que oferece, poderá desenvolver campanhas de email marketing. O conteúdo pode variar ao longo do tempo. Pode comunicar descontos, novos produtos ou ofertas especiais, entre outras coisas.
- Cadastre-se no Google My Business
O Google criou várias ferramentas que são úteis para os negócios. Uma das mais potentes a nível de posicionamento e reconhecimento de marca, é o Google My Business.
Esta plataforma é totalmente gratuita. Nela você pode criar um site (ainda que muito básico) e indicar os seus contatos para que apareçam rapidamente quando alguém realizar uma pesquisa no Google.
Ao registrar-se, o seu negócio começará a aparecer no Google Maps. As pessoas que estão a procura de uma loja física relacionada com o seu ramo de negócio, no local onde você se encontra, poderão identifica-lo facilmente e ficar a saber como chegar até si.
Ao associar o seu site ao Google My Business irá permitir que as pessoas verifiquem que é o site oficial da sua empresa. Permite ainda mostrar opiniões e perguntas (a que você pode responder) dos diversos consumidores que já passaram pelo seu espaço.
Como pode ver, o aumento das suas vendas está a um clique de distância. Você só precisa de se decidir e começar a avançar para cumprir os seus objetivos comerciais. Lembre-se que nunca é tarde para começar.