O Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL) vai receber a Medalha Municipal de Mérito da Câmara Municipal de Loures “como reconhecimento pelo desempenho enquanto pólo de desenvolvimento económico, no apoio à produção nacional, bem como à organização e modernização do comércio agroalimentar”, pode-se ler no comunicado do mercado. A distinção é feita no ano em que o maior mercado abastecedor de Portugal completa 20 anos.
O MARL funciona na órbita empresarial do Estado, operando 24 horas por dia num espaço superior a 100 campos de futebol. Ali operam mais de 900 empresas nas áreas da distribuição, logística, alimentação ou o mercado automóvel, responsáveis por mais de 6 mil empregos diretos. Cerca de 20 mil pessoas visitam o espaço diariamente, que se estima abasteça 4 milhões de pessoas na área metropolitana de Lisboa.
O mercado abastecedor cumpre 20 anos num período em que teve de adaptar parte das suas operações para fazer face à pandemia de Covid-19. Por exemplo, foi “o primeiro grupo nacional a ser incluído numa experiência piloto que introduziu a limpeza das naves industriais e espaço exterior através de drone”, além de já ter, pré-covid, a maior central fotovoltaica em meio urbano da Europa.