Seja um bom empresário!, aprenda com as donas de casa!

Aprenda com o que o rodeia
Quando iniciamos um negócio, perguntamo-nos, “como posso chegar a ser um bom empresário? , ou um bom administrador? , ou um empreendedor bem sucedido?” Fazemos o que toda a gente normalmente faz, pegamos nas estratégias e referências dos mais ricos e reconhecidos empresários, sem nos preocuparmos com todas as variáveis que eventualmente influenciaram os seus bem-sucedidos projetos.

Vamos copiar e replicar passo a passo as dicas que levaram essas pessoas até ao topo e rapidamente nos damos conta de que nada avança, que connosco não está a resultar como a eles e que, pelo contrário, está tudo a correr mal!

Pois bem, hoje queremos que compreenda que, por detrás de uma figura, tantas vezes pouco valorizada, existe um exemplo incrível da verdadeira capacidade de um bom empresário, estamos a falar das chamadas donas de casa!

Aprenda com as donas de casa
Embora hoje em dia a dinâmica familiar esteja a mudar e as mulheres passem já a ter o protagonismo que merecem no trabalho, em muitas sociedades ainda se verifica que é o homem que sai para trabalhar e é a mulher quem cuida das tarefas domésticas e da educação dos filhos, e muitas vezes, também trabalha, apesar de manter a casa em ordem. Está na hora de olharmos para o potencial e valências dessas mulheres no momento de empreenderem, por isso vamos por um momento deixar de pensar nos grandes e bem sucedidos empresários e vamos aprender com as donas de casa.

Valores comerciais das donas de casa


Organização e limpeza
Uma boa dona de casa tem uma capacidade inata de organização, pode enfrentar o caótico dia a dia da desordem que pode existir no seu lar e dar-lhe solução, atribuindo um espaço e tempo a cada ação e a cada objeto.

A sua capacidade de resolução é assombrosa pois geralmente realiza a limpeza do lar, prepara os alimentos, leva as crianças à escola entre outras coisas inclusive ao mesmo tempo e cumpre estritamente com os tempos estabelecidos para cada uma destas tarefas.

É por isso que quando empreende ou vai trabalhar numa empresa, consegue organizar os seus horários e trabalhos de maneira efetiva convertendo-se numa empresária altamente eficiente e rigorosa.

Paciência, tolerância à frustração
A criação requer uma paciência quase desumana, a desordem, o ruído, os problemas para resolver e muitas vezes a incapacidade de poder resolvê-los ou compreende-los podem levar qualquer um a que se impaciente ou se frustre com facilidade. Isso, para além de todas as outras exigências que o lar acarreta, torna-se um símbolo de desespero que acabaria com qualquer tentativa de alcançar aquilo que foi proposto.

No entanto, elas, com toda a calma, não deixam que a situação as desencoraje, e começam a resolver, pouco a pouco, a montanha de trabalhos, com constância e eficiência, chegam até ao fim e alcançam o seu objetivo.

Isto é algo que o empresário vai enfrentar constantemente, quando há tantas coisas para fazer e acha que não vai conseguir, mas esta capacidade de reduzir uma tarefa em pequenas parcelas e trabalhar pouco a pouco sem pensar no todo é muito eficaz.

Criatividade
Uma dona de casa é extremamente criativa, pode criar pratos de culinária, em ocasiões com poucos ingredientes ou recursos, colaborar nas tarefas das crianças de diversas formas e dar solução aos problemas do lar com a mesma criatividade, seja reparando alguma peça de vestuário, seja a remover nódoas impossíveis ou inclusive realizar a manutenção de móveis e até de eletrodomésticos.

Estas mulheres multifuncionais devem ser o exemplo mais fiel das capacidades de um empresário de sucesso, que terá que se esforçar repetidamente em resolver problemas com poucos recursos, sujar as mãos em tarefas que desconhece e criar soluções alternativas para as muitas dificuldades e obstáculos que encontrará no seu caminho.

Trabalho de equipa
Por vezes esquecemo-nos de tudo o que essas mulheres têm de enfrentar diariamente, todas as tarefas mentais e físicas que realizam durante horas e que não são valorizadas, mas mesmo quando o cansaço as vence, elas conseguem demonstrar a sua infinita capacidade de administrar.

Na hora de trabalhar em equipa, para organizar o lar não existe ninguém melhor que uma dona de casa para dirigir e operacionalizar as tarefas, atribuindo a cada membro da família uma tarefa de acordo com suas capacidades, mostrando assim a sua capacidade de liderar e alcançar metas com a sua equipa de trabalho.

Para compreendermos como chegar a ser um bom empresário, devemos ter claro que esta é uma das competências mais cobiçadas pelas empresas e que deve ser algo inato no empreendedor, pois deve ter a capacidade de dirigir a sua equipa e ao mesmo tempo fazer parte dela, avaliando as competências de cada membro e atribuindo-lhe o trabalho apropriado a fim de obter os resultados esperados.

Reflexão
É assim que estas mulheres nos mostram que os seus trabalhos vão além, do que para muitos parece ser algo cotidiano e de pouco valor, empresárias em potência que habitam nos nossos lares, companheiras de vida, mães e esposas que têm muito que nos ensinar e nós muito que aprender com elas.

Por fim fica o convite para que neste caminho de empresário ou empreendedor olhemos para o que nos rodeia e aprendamos com isso, que valorizemos todas as pessoas que nos rodeiam e fazem parte das nossas vidas como estas mulheres corajosas de que falamos hoje e que também nos lembremos, que por vezes o lar e a educação está nas mãos dos homens, aprendamos com eles e igualmente com elas .

Outros Artigos

Exit mobile version