Você está pronto para ser o seu próprio chefe! Você está apaixonado por uma ideia e está ansioso para lhe dar vida! Mas antes de deixar o seu emprego, não deve ser surpresa que gerir o seu próprio negócio pode ser um novo desafio esmagador. Então, como é que sabe se tem mesmo o que é preciso?
Estas qualidades vão fazer uma enorme diferença quando se trata de pôr o seu negócio em funcionamento:
- Você tem uma ideia que preenche uma lacuna
O primeiro passo para o sucesso é encontrar uma necessidade que ainda não está a ser satisfeita. Quando Tim Crossley era freelancer como engenheiro de áudio, ele estava a ter dificuldades em encontrar o seu lugar porque havia muita gente na sua área. Mas depois de aprender a desenhar estúdios de gravação, ele reconheceu que não havia muita concorrência naquele nicho.
“Parecia que não havia muita gente a ajudar as pessoas a determinar como fazer soar melhor os seus quartos”, diz Crossley, um co-fundador da Crossley Acoustics, uma empresa de design acústico e construção em Brooklyn. Ele começou a persegui-lo, transformando a Crossley Acoustics numa das poucas empresas que oferece a experiência completa de estúdio de gravação, desde o design à construção.
Ele admite que o trabalho não é o mais fácil: “A construção é um negócio difícil de se fazer em Nova Iorque, mas é o que nos ajudou a sobressair da concorrência”, diz ele. “Há muito poucas empresas que fazem a multiplicidade de trabalhos que nós fazemos”.
- Você Está Disposto a Fazer Todas as Coisas
Muitas pessoas começam a sua própria empresa porque querem concentrar-se no que gostam. Mas como dono de uma pequena empresa, não está apenas a fazer o que quer fazer; é responsável por tudo o resto, também.
“Quando estás à frente do negócio, usas todos os chapéus”, diz Alison Matheny, fundadora do BEST, um estúdio criativo sediado em Nova Iorque que lida com projectos de criação de marcas e conteúdos para uma variedade de produtos (tudo desde hotéis a cuidados com a pele). “Você é o guarda-livros, o gestor do projecto, o director criativo, o gestor do website, o cartaz social – você faz tudo”.
- Você Sabe Quando Chamar os Peritos
Se você não quer fazer tudo – ou não sabe como fazer tudo – você terá que expandir ou terceirizar. “Há um momento em que é realmente importante delegar certos trabalhos e trazer as pessoas com novas ideias”, diz Matheny. “É uma luta para muitos empresários, libertando esse controlo e permitindo que outras pessoas o ajudem”.
Pode também significar investir em ferramentas, tais como um programa de seguimento do tempo ou de contabilidade, ou software de desenvolvimento de sítios web. Crossley, por exemplo, usou o Squarespace para criar e hospedar o website da sua empresa. “Mesmo com um background em design e um punhado de experiências com codificação de front-end, teria levado infinitamente mais tempo para fazer um website do zero, e nunca teria sido capaz de alcançar os mesmos resultados”, diz ele. “E graças às funcionalidades SEO, medimos um aumento apreciável na quantidade de chamadas de vendas que recebemos desde que lançámos o nosso novo site”.
- Você é Capaz de Evoluir
Jack Kneller e a sua co-fundadora, Beth Porter, lançaram a empresa de snacks biológicos Sweet Nothings no Verão de 2019. Antes do seu primeiro lançamento e vendas, Kneller e Porter reuniram o máximo de feedback possível sobre o seu produto e marca, experimentando dezenas de receitas diferentes e rebranding algumas vezes. Mesmo assim, eles tiveram de ajustar a sua fórmula ao longo do caminho.
“Parece que você realmente só tem uma chance de o fazer”, diz Kneller. “Você vai ao mercado e diz: ‘Este é o nosso produto final’. Mas ,ainda que há poucos meses no negócio, já estamos a afinar para o tornar ainda melhor, para responder às reacções dos consumidores”.
- Você não tem medo de se expor.
No início do processo de criação da Sweet Nothings, Kneller e o seu co-fundador foram convidados para um concurso no LinkedIn, no qual 20 marcas colocaram centenas de empregados a pensar porque é que o seu produto deveria ser o novo snack na empresa de comunicação social. “Havia lá grandes empresas, com belas bandeiras e colheres de amostras agradáveis”, diz Kneller. Estávamos de jeans e camisetas com copos sem marca e sem toalha de mesa”, diz Kneller. Mas ganhámos aquele concurso, e isso deu-nos um contrato de Verão com o LinkedIn”.
Esse contrato ajudou-os a lutar por outros refeitórios, e hoje a Sweet Nothings está na sede da Apple, Goldman Sachs, Morgan Stanley, Levi Strauss & Co., Athleta, e Twitter New York. Expor-se compensa, e isso significa começar com um excelente design do website para ajudar a moldar a imagem da sua marca e criar a primeira impressão aos potenciais clientes.
- Você está pronto para trabalhar arduamente
É fácil romantizar sendo um empresário. Apesar de ser um trabalho incrível e capacitante, também é cansativo. “É muito difícil”, diz Kneller. “É difícil emocionalmente, é difícil com amizades e relacionamentos”. Passamos muito tempo acordados a pensar no trabalho, a falar de trabalho, a trabalhar no trabalho”.
Embora uma coisa seja ouvir isto de outros – e as pessoas disseram isto a Kneller antes de ele ter começado o Sweet Nothings com Porter – ele ainda não estava totalmente ciente do preço que iria custar. “No início, eu ia, ia, ia”, diz ele. “Agora estou a tentar ser mais holístico com a minha saúde física e mental, arranjando tempo para fazer exercício e cozinhar para mim próprio”.
Não se esqueça que gerir o seu próprio negócio muitas vezes significa que não há horários de trabalho definidos. Está essencialmente de serviço 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que significa que manter a linha entre o tempo de trabalho e o tempo de descanso também recai sobre os seus ombros.
Desde manter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal até saber como correr riscos, os fundamentos estão agora no seu kit de ferramentas – você está pronto! Comece a desenhar a sua ideia e não tenha medo de pedir a opinião dos especialistas ao longo do caminho.