A Starbucks é uma das maiores e mais bem sucedidas cadeias de café do mundo, com aproximadamente 24.000 filiais em 70 países da América, Europa, Ásia, e emprega 149.000 pessoas. O seu modelo de negócio consiste em personalizar os produtos dos clientes, gerar uma rápida expansão da marca, oferecer uma experiência agradável à sociedade e construir uma relação pessoal com quem quer que adquira o serviço. As suas receitas variam entre $24.000 e $26.500 por ano.
O responsável por este sucesso é Howard Schultz, que criou um modelo de negócio que procurou revolucionar a forma como o café era vendido e consumido pelas pessoas através de uma filosofia que se distinguia dos outros, e que levou o seu negócio ao sucesso. Ele teve a oportunidade de ensinar às pessoas através de palestras e livros que o caminho para o sucesso é longo e árduo, mas que ao ser persistente pode lá chegar; é por isso que partilharemos consigo cinco lições de empreendedorismo de Howard Schultz, que lhe permitirão executar e colocar a sua ideia de negócio no caminho do sucesso.
As melhores lições que podemos aprender de Howard Schultz
- Os detalhes contam.
Pequenos detalhes são extremamente valiosos quando se trata de empreendedorismo, e Schultz é claro quanto a isso. Por exemplo, o facto de ter sido capaz de fazer arrancar o seu projecto empresarial simplesmente conhecendo um produto tão básico como o café e acrescentando algo característico pelo qual as pessoas eram atraídas, este elemento mais a sua personalização desempenhou um papel chave no sucesso da Starbucks. - Tem de se certificar de que escolhe os parceiros certos.
De acordo com Schultz, é extremamente importante escolher os parceiros certos ao trabalhar com eles, pois devem ser competentes, semelhantes em valores, altamente conhecedores, transparentes, empenhados e socialmente competentes. A ideia é que eles devem tentar contribuir para o seu projecto, e não devem ser um obstáculo para si. - É bom admitir o fracasso, assumir a responsabilidade e continuar a aprender com ele.
As pessoas que entram no espírito empresarial geralmente cometem erros e tentam continuar a fingir que estes nunca aconteceram ou deixam passar despercebidos, não se apercebendo que isto lhes pode criar problemas maiores. Segundo Schultz, o verdadeiro empreendedor não é aquele que não comete erros, mas aquele que admite que cometeu um erro, falhou, assume a responsabilidade pelas suas ações e continua a aprender com elas, fornecendo soluções e evitando cometê-las novamente. - Tem de cuidar da sua gente, para que a sua gente cuide do cliente.
Segundo Schultz, as pessoas em posições operacionais são a base da empresa. Se a pessoa que empreende o projecto não cuida dos seus trabalhadores, provavelmente haverá falhas nos processos internos da empresa. O verdadeiro empresário, segundo o fundador da Starbucks, é aquele que cuida da sua gente, que tenta cuidar do bem-estar dos seus trabalhadores e que compreende o conceito de qualidade humana. - O investimento mais inteligente é a sua equipa.
Deve tentar investir mais na sua equipa do que em qualquer outro aspeto do seu projeto empresarial, uma vez que esta é a base de tudo, se tiver pessoas treinadas para realizar e executar as fases do negócio que pretende abrir, os resultados serão bons, caso contrário, nada funcionará.
Se tiver em conta estas lições, possivelmente o seu negócio estará no caminho para o sucesso.