IEA aponta para um crescimento de 30% do uso de energia solar no mundo em 2022

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), o uso de energia solar no mundo poderá chegar a 30% em 2022, tendo em conta os países com maior capacidade instalada de geração, como a China, Alemanha, Japão e Estados Unidos. E este fator deve ocorrer porque a distribuição global de sistemas de energia solar tem crescido muito nos últimos anos.

A agência já divulgou que a energia solar, impulsionada por contínuas reduções de custos, vai-se tornar a principal mola propulsora do crescimento das renováveis, estabelecendo novos recordes para implantação em cada ano até 2040. Segundo Fatih Birol, diretor-executivo da IEA, o setor está-se a tornar no novo rei dos mercados mundiais de eletricidade.

Já de acordo com o relatório anual World Energy Outlook, as renováveis serão responsáveis por 80% do crescimento na produção global de energia elétrica na próxima década.

Vantagens e desvantagens da energia solar

Prós:
-Com a energia solar é possível reduzir a conta de energia.
-O sistema de geração de energia solar não é uma despesa, é um investimento com retorno financeiro.
-A manutenção do sistema de energia solar não é complexa. O mais importante é manter o sistema limpo! Assim, o custo de manutenção é baixo.
-O valor do imóvel que possui um sistema solar aumenta significativamente, uma vez que o seu proprietário terá uma redução significativa da despesa com energia, em comparação com outros edifícios.

Contras:
-Apesar da energia solar ser uma fonte de energia econômica e limpa, o investimento necessário para adquirir o sistema fotovoltaico ainda é considerado alto.
-Os painéis solares produzem eletricidade apenas durante o dia. Como não há sol durante a noite, nesse período a energia elétrica utilizada é gerada por outras fontes.
-Embora a energia solar possa ser recolhida em dias nublados e chuvosos, a eficiência do sistema solar baixa nessas alturas.

Outros Artigos

Exit mobile version