Há uma chance em cinco de que as temperaturas globais anuais sejam pelo menos 1,5 ° C mais quentes do que nos tempos pré-industriais nos próximos cinco anos, disseram especialistas.
As temperaturas globais anuais provavelmente ficarão pelo menos 1 ° C acima dos níveis que estavam antes da era industrial em cada ano entre 2020 e 2024, mostra uma previsão de longo prazo por especialistas liderados pelo UK Met Office.
E há uma probabilidade de 20% de que as temperaturas anuais excedam 1,5 ° C acima dos níveis pré-industriais em pelo menos um ano, com as chances aumentando ao longo do tempo, de acordo com a análise publicada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Sob o acordo global de Paris, os países se comprometeram a manter os aumentos de temperatura “bem abaixo” de 2 ° C acima dos níveis pré-industriais e a buscar esforços para reduzi-los a 1,5 ° C para evitar os piores impactos das mudanças climáticas.
Embora os especialistas digam que um único ano superior a 1,5 ° C não significa que as metas foram atingidas, isso mostra o quão perto desse nível o mundo já está.
A previsão marca uma nova colaboração internacional coordenada pela OMM e liderada pelo Met Office, com base em análises de centros de previsão climática no Reino Unido e em nove outros países, incluindo Austrália, EUA e China.
A previsão climática também prevê que haverá um aumento do aquecimento do Ártico, em comparação com outras regiões do mundo, e haverá um risco aumentado de tempestades no Oceano Atlântico. Ele também diz que este ano, muitas partes da América do Sul, sul da África e Austrália provavelmente serão mais secas do que no passado recente.
A temperatura média da Terra já é superior a 1 ° C na era pré-industrial e o último período de cinco anos foram os cinco anos mais quentes já registrados.
O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, disse: “Este estudo mostra – com um alto nível de habilidade científica – o enorme desafio à frente no cumprimento do acordo de Paris sobre a meta de mudança climática de manter um aumento da temperatura global neste século bem abaixo de 2 ° C acima dos níveis pré-industriais e buscar esforços para limitar o aumento da temperatura ainda mais a 1,5 ° C. ”