Jair Bolsonaro tornou-se no 38º presidente da república brasileira há menos de 24 horas, mas a sua presidência já está a ter efeitos ao nível do mercado acionista. As ações da fabricante de armas brasileira, a Taurus, fundada em 1939 e com sede em Rio Grande do Sul, estão a valorizar mais de 25% no Ibovespa, o índice bolsista de referência do mercado brasileiro, sediado em São Paulo, segundo noticia a revista “Exame”, daquele país.
As ações estão agora a valer 5,07 reais.
A publicação explica como a Taurus valorizou no mercado bolsista em 2018, ‘à boleia’ dos sinais do recém-empossado presidente brasileiro durante a campanha para as eleições presidenciais, “de ampliação de investimentos em segurança pública e liberalização nas regras para concessão do porte de armas”.
Num dos discursos da tomada de posse, Jair Bolsonaro disse que “o cidadão de bem merece dispor de meios para se defender”. Dias antes de se tornar oficialmente presidente do maior país da América Latina, Bolsonaro revelou nas redes sociais – o presidente é bastante ativo no Twitter – que iria, “por decreto, garantir a posse de arma de fogo para o cidadão sem antecedentes criminais, bem como tornar o seu registo definitivo”.
Jair M. Bolsonaro✔@jairbolsonaro
Por decreto pretendemos garantir a POSSE de arma de fogo para o cidadão sem antecedentes criminais, bem como tornar seu registo definitivo.72,6 mil13:28 – 29 de dez de 2018Informações e privacidade no Twitter Ads19,1 mil pessoas estão falando sobre issoInformações e privacidade no Twitter Ads
Atualmente, no quadro legislativo em vigor no Brasil, a posse diz respeito a ter uma pistola ou revólver em casa, e o registo é válido por cinco anos, de acordo com um artigo do “El País Brasil”.