A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) disponibiliza um simulador, a partir do qual pode perceber se está a pagar mais IMI do que aquele que devia. Se for o seu caso é altura de pedir uma nova avaliação da casa às Finanças.
“Quem quer pedir às Finanças uma nova avaliação do seu imóvel para obter uma redução no imposto municipal sobre imóveis (IMI) a pagar no próximo ano, tem de fazer chegar o seu pedido à Autoridade Tributária até 31 de dezembro“, lembra a DECO.
Este ano, com a pandemia, o pedido pode também ser feito online. Deve seguir os seguintes passos:
- No Portal das Finanças, aceda ao menu para entrega do modelo 1 do IMI. Se a ligação direta não funcionar, siga Cidadãos > Serviços > Imposto Municipal sobre imóveis > Modelo 1 > Entregar Declaração.
- Identifique-se com o seu número de contribuinte e senha de acesso. Caso não disponha de uma, peça uma nova senha, que é enviada para o domicílio fiscal, em regra, no prazo de cinco dias úteis.
- Escolha uma das três formas disponíveis para envio do seu pedido.
- No Quadro Inicial, selecione o tipo de prédio a avaliar. Em caso de dúvida, consulte a caderneta predial do imóvel, que pode descarregar também no portal das Finanças.
A DECO explica, de forma pormenorizada, neste artigo, os passos seguintes.
“Pedir uma nova avaliação do imóvel é a única forma de baixar o imposto a pagar. O pedido é gratuito, mas só pode ser feito se tiverem passado, no mínimo, três anos desde a última avaliação. Assim, se já entregou este pedido em 2019 ou 2018, ainda não o poderá submeter este ano”, sublinha ainda a associação.