Com a chegada dos dias mais quentes do ano, chega também o tempo do descanso e das férias. Neste mês de agosto, são muitas as famílias que viajam para fora do país ou para outra zona de Portugal, deixando para trás a sua casa própria de permanência. Mas há também uma grande percentagem, principalmente agora dadas as circunstâncias da Covid-19, que permanecem em casa e usufruem (mais) do conforto do seu lar.
De acordo com o comunicado da UCI, enviado ao Notícias ao Minuto, a verdade é que algumas pessoas vivem no verão com duas casas abertas e, por vezes, em paralelo. Nesse sentido, os custos energéticos, bem como o consumo de água e eletricidade sobem. Mas como ter umas férias sustentáveis e poupar dinheiro em casa? Veja as dicas da UCI.
Utilização do ar condicionado
O ar condicionado representa a maior despesa em eletricidade durante o verão e para um consumo responsável, a UCI recomenda manter uma temperatura estável, cerca de 24-26ºC, pois por cada grau que a temperatura desce, o custo aumenta em 8%.
Outro truque de poupança é usar o modo ECO ou Night nos aparelhos de ar condicionado que o têm. Note que uma boa manutenção com filtros limpos e bem conservados também reduz o consumo de energia.
Já para as famílias que irão compram um ar condicionado ou substituí-lo, saiba que os aparelhos com um sistema inversor, são 40% mais eficientes porque funcionam a uma velocidade constante.
Secar roupa ao ar livre
De acordo com a UCI, a utilização da máquina de secar roupa consome muita energia. Assim, é recomendado que tire partido das altas temperaturas e do sol para pendurar a roupa e secar roupa de forma rápida, económica e sustentável.
Não descongelar os alimentos com água
Saiba que o bom tempo facilita a descongelação natural dos alimentos, lê-se no documento. Esta é uma prática que ajuda a preservar as suas propriedades e poupa o consumo de água, refere a UNI.
Mais ainda, para beber água fria, uma boa opção é encher garrafas de água e mantê-las no frigorífico, em vez de correr a torneira até ser atingida a temperatura certa, sublinhe-se.
Usar toldos e persianas
Expor a casa nas horas de maior calor vai contribuir para aquecê-la, aumentando as necessidades de refrigeração. De forma a contornar este problema, a UCI revela que uma prática simples é usar toldos e persianas durante as horas mais quentes do dia para manter a casa mais fresca ao longo do dia.
Note que a instalação de toldos pode reduzir os custos de energia até 60%. Já quando a temperatura cai, poderá então abrir as janelas para ventilar a casa.
Para além destes bons hábitos em casa durante o verão, para conseguir férias sustentáveis é importante respeitar o ambiente. Como? Com algumas práticas muito simples.
Deslocar-se a pé ou de bicicleta é uma boa prática, segundo a UCI. Isto porque as boas temperaturas do verão convidam a desfrutar de um passeio a pé ou de bicicleta e evitar o uso de carro ou da moto. Assim, reduzirá as emissões de CO2, a proteger o ambiente e a poupar em combustível.
Outra forma de tornar as suas férias mais amigas do ambiente é a reciclar e a reduzir os resíduos, sendo importante prestar atenção ao local onde deita o seu lixo nas férias. Por ultimo, mas não menos importante, procure evitar também o consumo de papel.
Leia Também: Vá de férias em segurança e proteja a sua casa com estes conselhos