O aumento dos preços dos combustíveis prossegue e muitos, que vivem junto à fronteira, aproveitam para ir à vizinha Espanha abastecer o depósito, uma vez que os preços são mais baixos – por cá, até já se vende gasolina por mais de dois euros. Há, inclusive, um posto de abastecimento espanhol, perto de Bragança, que faz descontos especiais para os portugueses.
Em causa está uma promoção de sete cêntimos ao preço de tabela por litro de gasóleo às terças e quartas-feiras, de acordo com a SIC Notícias.
Muitos aproveitam para atestar o depósito em Espanha uma vez que os preços, em média, custam menos 24 cêntimos por litro no caso do gasóleo e menos 33 cêntimos por litro no caso da gasolina, em comparação com os preços praticados em Portugal.
Além disso, os dados mais recentes da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) mostram que Bragança, Beja, Lisboa e Faro apresentaram os preços dos combustíveis mais altos. Do lado oposto, Braga, Castelo Branco e Santarém registaram, em agosto, os preços de gasóleo e gasolina mais baixos.
No boletim do Mercado dos Combustíveis e GPL referente a agosto de 2021, a ERSE destacou que o preço de venda ao público (PVP) médio do gasóleo acompanhou a cotação do mercado internacional e registou uma diminuição de 0,7% face ao mês anterior, para 1,498 euros por litro. No sentido oposto, o PVP médio da gasolina registou uma atualização de 0,2% no mesmo período, para 1,717 euros por litro.
Os dados mais recentes da Direção-Geral de Energia e Geologia – atualizados na quarta-feira, dia 13 de outubro – mostram que o preço médio da gasolina simples 95 está nos 1,740 euros por litro, ao passo que o do gasóleo simples está nos 1,530 euros por litro. A gasolina especial 95 já custa, em média, 2,176 euros por litro.
Leia Também: Combustíveis: Gasolina 98 aditivada supera a ‘barreira’ dos dois euros