Nove em cada 10 jovens com até 30 anos não têm empréstimos, revela estudo

Um estudo divulgado desenvolvido pela OVA Information Management School (NOVA IMS), para a Direção Geral do Consumidor, revela que 90% dos jovens portugueses com até 30 anos não créditos bancários.

“90,6% dos jovens portugueses não têm crédito à habitação, 89,6% não têm crédito automóvel e 90,9% não têm créditos pessoais”, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Além disso, a larga maioria diz ter uma (53,6%) ou duas (35,8%) contas bancárias, e 46% não tem qualquer cartão de crédito.

A conclusão do estudo “revela um fraco envolvimento dos jovens portugueses, entre os 18 e os 30 anos de idade, com o sistema bancário nacional”, pode ler-se. 

Mas há mais. Cerca de três quartos dos jovens portugueses sentir-se-iam envergonhados, nervosos e deprimidos se estivessem em situação de sobreendividamento. Dois em cada três inquiridos (66,7%) concordam que afetaria a atividade profissional e mais de metade consideram que as relações com os amigos e familiares seriam prejudicadas.

Importa ainda sublinhar que participaram neste estudo sobre envidamento 405 jovens, entre os 18 e os 30 anos, maioritariamente estudantes a tempo inteiro (45%), empregados (30%) ou estudantes com trabalho a tempo parcial (14% dos inquiridos), maioritariamente com educação superior (74,3%). Do total, 7,4% estavam desempregados. Quatro em cada cinco inquiridos (79,3%) vivem com a família e 76,3% não têm filhos.

Outros Artigos

Siga-nos

    Não se preocupe, se mudar de ideias, poderá retirar o seu consentimento a qualquer momento exercendo os direitos referidos na política de privacidade.

    A Ler...