“Com base na evolução dos principais indicadores quantitativos (ainda não completos no que respeita a dezembro) estima-se que a economia portuguesa tenha crescido 2,0% em termos homólogos (0,7% em relação ao trimestre anterior) durante o 4º trimestre de 2018″, lê-se no documento.
Para a totalidade do ano de 2018, o ISEG estima que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) tenha sido de 2,2%, abaixo dos 2,3% estimados pelo Governo.
Os indicadores de confiança continuaram a desacelerar no quarto trimestre, com exceção do setor da construção, “embora mantendo níveis historicamente elevados”, sublinha o grupo de análise económica.
Para 2019, “tendo em conta o atual maior pessimismo e as previsões de desaceleração do crescimento económico internacional e na área euro, espera-se uma desaceleração no crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] em Portugal”, estima o ISEG.
“A dimensão desta desaceleração é atualmente bastante incerta, devido aos focos de instabilidade ainda não resolvidos que estão na sua origem, podendo ser pouco ou muito pronunciada”, acrescenta o instituto.
Na anterior síntese de conjuntura de dezembro, o ISEG estimava um crescimento do PIB em 2018 entre 2,1% a 2,3%.
Para 2019, o Governo espera que a economia cresça 2,2%.