Economia circular. O que é?

Já deve ter ouvido falar da economia circular. Ultimamente, este termo tem-se tornado muito na moda. Mas será que sabemos realmente o que é? Vamos tentar explicá-lo de uma forma simples para desvendar do que se trata.

Conceito de economia circular
A economia circular procura alcançar uma produção adequada, combinando a redução e a máxima utilização de matérias-primas e recursos.

A fim de compreender correctamente o que isto é, vamos analisar o seguinte. Este modelo económico baseia-se no respeito pelo ambiente e pelo crescimento sustentável. Esta nova filosofia de produção é algo radicalmente oposto à cultura de “usar e deitar fora” que prevalecia até agora.

Estima-se que, na Europa, cada cidadão pode consumir, em média, catorze toneladas de matéria-prima. Desta forma, criamos cerca de cinco toneladas de resíduos e detritos por ano.

Tendo isto em conta, a ideia é promover a cultura da reciclagem, da redução do consumo e da contenção do consumismo excessivo em que nos temos desenvolvido.

Graças a novos e inteligentes designs eco-sustentáveis, a vida útil dos produtos aumenta. Isto significa que se gera menos resíduos, que é menos necessário investir na gestão de resíduos e que se podem fazer poupanças nas matérias-primas.

Este modelo económico circular propõe a reutilização, tanto de equipamentos ou produtos que se decompõem, como ao nível da reciclagem.

Desvantagens da economia circular
No entanto, não é tudo vantagens nesta nova forma de economia sustentável. A dificuldade de implementação é uma barreira que ainda tem de ser ultrapassada.
A maioria dos produtos de hoje são difíceis de reciclar ou desmontar, exigindo uma mudança completa de paradigma.
Um problema adicional pode também ser a gestão de resíduos que não são reutilizáveis, uma vez que os custos podem aumentar significativamente.

Outros Artigos

Exit mobile version