O Santander seguiu os passos ao BPI e ao BCP e também vai começar a cobrar pelas transferência realizadas através do MB Way. Os valores constam no novo preçário, divulgado na segunda-feira, que entrará em vigor no dia 10 setembro.
Os valores variam entre os 45 cêntimos e os 90 cêntimos (valores aos quais acresce o imposto de selo, de 4%), mediante a transferência seja feita através da app Santander ou da app MB Way.
Há, no entanto, isenções previstas. Quer isto dizer que os jovens e portadores de cartões Stream e Maestro Jovem, #U, # Global U e Mundo 123 não vão pagar qualquer valor pela realização de transferências quer através da app Santander ou da app gerida pela SIBS.
O presidente do Santander Totta já tinha criticado, em maio, a isenção de encargos para os clientes do sistema multibanco e indicou que o banco passaria a cobrar por transferências no MB Way, mas sem indicar valor.
Custo pelas transferências começará a ser cobrado a 10 de setembro. © Reprodução do preçário do Santander
O presidente do Santander referiu também que na app MB Way ficariam isentos os clientes jovens, mercado em que o banco tem apostado, nomeadamente universitários.
O MB Way é uma aplicação para telemóveis que permite efetuar compras, pagamentos ou transferências de dinheiro sem ser necessária a utilização física de cartões de débito e de crédito. Foi desenvolvida pela SIBS, empresa detida pelos bancos e gestora da rede multibanco.