Sorvedores de dinheiro

Você acha que até ganha razoavelmente bem, mas mesmo assim não consegue poupar dinheiro no final do mês? Se calhar o seu problema é o Desperdício. Combater o desperdício nas finanças nem é muito difícil, mas para isso deve estar atento! Veja aqui algumas dicas.

Há muitos casos de desperdício de dinheiro, e o que pode ser um sorvedor de dinheiro nas suas finanças, poderá não o ser ou ter menos impacto nas finanças de outra pessoa.

Se abrir a sua dispensa da cozinha agora, quantos alimentos estão fora de prazo? Quando se fala de desperdício, não é apenas para a comida que está fora do prazo, mas também pode ser para o seu dinheiro.

O desperdício de dinheiro pode-se manifestar em todas as categorias de despesas, mas algumas das mais significativas são as seguintes:

Artigos de eletrónica

Incluímos nesta rubrica as televisões, os vídeo jogos, as maquinas fotográficas, os smartwatch e os telemóveis entre outros gadgets. O desperdício aqui é tentar possuir o último modelo, que é tecnologicamente mais avançado e com um design mais moderno. A tentação é enorme, porque as funcionalidades do último modelo são sempre excelentes – quem é que não se encanta com uma TV Qled, 4K, Smart, 75 polegadas, som ‘super surrounding’ e imagens cristalinas?

O preço a pagar é demasiado alto. Vai gastar muito dinheiro na compra do último modelo e o que é que vai fazer com a sua TV de ecrã plano que comprou há 2 anos? Até pode vende-la num site de compras em segunda mão, mas o valor que vai receber será baixo.
Não desperdice dinheiro com a compra de produtos de última geração!! A dica é ficar sempre 1 ou 2 gerações atrás. Quando fizer a compra, o valor é mais baixo e de certeza que isto não representa nenhum sacrifício na sua vida!

Telemóvel novo

Este é um desperdício muito comum. Como é uma indústria relativamente recente, aparecem novos modelos todos os dias e com novas funcionalidades fantásticas. Não se vergonhe perante os seus amigos por ter um telemóvel mais simples ou mais antigo! Você com certeza não vai sofrer se o seu smartphone não tiver um processador de ultima geração, ou uma camara de 64 megapixeis ou mesmo um ecrã dobrável.

Carro novo

Comprar um carro novo pode ser um dos grandes sorvedores de dinheiro da nossa vida. No carro novo, tudo é mais caro: O dinheiro para o comprar, o seguro, os impostos e a documentação, etc. E, não se esqueça da desvalorização assim que sai do stand e em cada ano que passa.
Já pensou em comprar um seminovo? Dá algum trabalho procurar um em bom estado. Peça ajuda a um mecânico conhecido. Há sempre um amigo que conhece um. Vai valer o esforço.

Roupas de moda

No mundo da moda há promoções e novos lançamentos quase todas as semanas. Lançam-se novos modelos, novos cortes, novas tendências. E tudo isso é feito, para que você compre todas as novidades.
Para saber se você está a desperdiçar o seu dinheiro com roupas, sapatos e outros acessórios, faça um teste: Abra os seus armários e todas as gavetas e separe todas as peças que você não usou no ultimo ano. Assim, tudo o que você juntar é, em princípio, desperdício!
Trate de vender tudo aquilo que já não usa! Procure na internet os sites de venda de roupa em segunda mão e não compre roupa só porque está na moda!

Pequenos gastos

Muitas vezes o desperdício não está nas grandes despesas! Pode também acontecer nas pequenas compras, que passam despercebidos porque o valor é baixo. Mas tudo junto pode corresponder a uma grande despesa.
Tome nota de todos os pequenos consumos semanais. Desta forma, e depois de ver o valor total é que você terá a real dimensão do valor gasto. Só assim é que poderá controlar estes gastos.

Outros Artigos

Exit mobile version