Se quer vender coisas usadas ou desfazer-se daquilo que já não usa, não precisa e só está a ocupar espaço lá em casa, então fique a saber que existem várias formas de vender ou doar coisas usadas que ainda estão em bom estado.
Saiba que todos aqueles objetos que temos em casa, muitos deles em bom estado de conservação, que estão sem uso e aos quais já não damos utilidade, a chamada “tralha”, há quem queira ficar com eles, e em muitos casos, há até quem lhe pague para ficar com eles. Assim ganha um dinheiro extra e diminui o desperdício.
Existem aplicações e sites onde se pode comprar e vender de tudo e até pode ganhar dinheiro com isso. Desde roupa, a acessórios, peças de decoração, ou produtos tecnológicos.
Utilize os diversos sites que existem para vender coisas usadas e comece já a fazer negócio com o que já não precisa e só está a ocupar espaço lá em casa. É muito fácil! Comece por fazer uma lista dos objetos que quer vender, tire algumas fotografias, ligue o seu computador e prepare-se para começar a vender.
Sites para vender coisas usadas
OLX
Talvez o mais conhecido. O processo é simples. Depois de se registar só tem de criar um anúncio para cada um dos artigos que pretende vender. O contacto com o interessado é feito por mensagem privada e a entrega é feita pessoalmente, e preferencialmente num local público.
CUSTO JUSTO
É um dos sites de venda mais conhecidos e usados em Portugal. Aqui pode vender de tudo. Há dezenas de categorias e pode até doar artigos.
RETRY
Aqui pode comprar e vender as roupas que ficaram esquecidas no armário. Todos os artigos disponíveis na RETRY passam por um processo de seleção criterioso e, em seguida, são classificados com o Selo de Qualidade Retry.
MYCLOMA
A MyCloma, a semelhança da retry é uma plataforma online de venda de roupa em segunda mão, criada por jovens empreendedores Portugueses, que tem como objetivo promover a economia circular através do prolongamento do ciclo de utilização da roupa.
ESCOLHIDO A DEDO
A Escolhido a Dedo baseia-se no conceito da reutilização felizmente cada vez mais em voga nos dias de hoje. Vende artigos em segunda mão como novos ou com o mínimo de sinais de utilização e também comercializa artigos novos de lojas que encerram a sua atividade e ainda outros que adquirem especificamente para complementar o stock.
CHAIRISH
O lema da Chairish é “Viva La Vintage!”. Esta app (disponível para o sistema iOS) foca-se na compra e venda de artigos de decoração mas, neste caso, apenas vintage. O primeiro passo é listar os objetos que quer vender e depois deve aguardar a aprovação e a publicação pelos administradores da Chairish. O preço a semelhança de outros sites é definido por si, no entanto poderá ser aconselhado pelos administradores a baixar ou aumentar o valor.
FACEBOOK MARKEPLACE
A maior rede social criou o Facebook Marketplace, onde pode anunciar os seus artigos. Os anúncios ficam disponíveis para os utilizadores que se encontram na sua região e depois basta combinar com o interessado a forma de pagamento e a entrega.
EBAY
O eBay é um portal de leilões, talvez o mais conhecido do mundo que permite vender todo o tipo de produtos de forma simples e prática. Tanto pode vender para Portugal como para qualquer outra parte do mundo.
KID TO KID
O Kid To Kid é um portal especializado na venda de roupas de criança. Aqui poderá livrar-se das roupas dos mais novos que já estão só a ocupar espaço nos armários lá de casa.
Quer esteja a mudar a decoração ou a fazer uma limpeza profunda na sua casa e precisa de despachar os móveis, eletrodomésticos e objetos de decoração antigos, pode doar esses bens a instituições que os recebem e recuperam. Desta forma esta a diminuir o desperdício e a ajudar o planeta.
REMAR
É uma associação vocacionada para ajudar, acolher e recuperar pessoas marginalizadas. A REMAR iniciou em Portugal o seu trabalho com pessoas marginalizadas em 1989, no norte do país. Desde aí foram abertas outras Casas de Acolhimento de Primeira e Segunda Fases noutras cidades do norte, centro e sul do país. Há Casas para Homens e Casas para Mulheres. O trabalho foi dividido por Zonas: Zona norte, o Grande Porto. Zona centro, Coimbra. Zona Sul, a grande Lisboa e concelhos limítrofes, e Algarve. Cada zona tem um responsável direto e várias pessoas que cooperam para o desenvolvimento e crescimento da obra nessa zona.
Contactos:
+351 219 206 703
Norte – 222 022 001
Centro – 239 494 931
Sul – 213 952 002
Algarve – 282 482 647
BANCO DE BENS DOADOS
O BANCO DE BENS DOADOS recebe produtos e equipamentos para os distribuir a instituições sociais e, através destas, ajudar pessoas com necessidades. Foi criado pela ENTRAJUDA e é um agente da Economia Circular: promove a reutilização de bens como primeira opção. E recuperar tudo o que pode ter valor para apoiar pessoas e instituições sociais.
A ENTRAJUDA é uma IPSS com um projeto na área da solidariedade social, empenhada em ajudar instituições de solidariedade a melhorar a sua gestão e organização, para que possam combater, com maior eficácia e calor humano, a pobreza em Portugal.
Contactos:
213 600 500
Av. de Ceuta · Bairro da Qta. do Cabrinha
1300-906 Lisboa
bancodebens@entrajuda.pt
METHAMORPHYS
Fundada em 10 de julho de 2008, a instituição responde a necessidade de prestar um serviço público, na área da ação social. Para isso contam com um grupo de pessoas que desenvolvem ações e trabalham a condição humana no seu sentido holístico, tentando garantir um equilíbrio físico, emocional, psicológico e espiritual. A Associação não está ligada a nenhuma ideologia, credo ou serve propósitos individuais. Da mesma forma, não impõe práticas nem conceitos.
Contactos:
258 400 651
935 268 830
Largo das Tilias de Areosa, 12
4900-921 Areosa, Viana do Castelo
geral@methamorphys.pt