Como poupar dinheiro em pouco tempo

Há uma crença sobre o dinheiro, e que é a de que nem todos nós nos podemos tornar milionários, porque são poucos os que nascem num “berço de ouro”, como diz o ditado.

Esta mesma crença é mantida no que diz respeito à poupança. Alguns diriam que, para conseguir poupanças consideráveis, o grande capital tinha de ser congelado primeiro, mas a ideia está errada.

Pessoas com muito dinheiro podem gastar mais pelo seu estilo de vida e poupar menos, enquanto as pessoas que ganham pouco e procuram formas de melhorar as suas finanças podem poupar maiores quantias.

Estabelecer uma política clara de poupança que lhe permita investir no futuro, ou ter um apoio em caso de qualquer eventualidade, é uma boa decisão para passar daqueles que consideram que é preciso muito dinheiro para poupar, para aqueles que com pouco podem conseguir grandes coisas.

Portanto, as desculpas devem ser postas de lado, e não há nada melhor para evitar do que dizer:

“Quando tiver um emprego melhor, pouparei”.
“Se receber um aumento, poupo o aumento inteiro”.
“Ainda sou jovem e não preciso de salvar”
“Tenho muitas despesas”
“Não tenho a minha própria empresa que gere um rendimento fixo, por isso não poupo”.
Qualquer uma destas desculpas significa que há limites para o processo sem atingir o objectivo, que é a poupança. Assim, não importa que no final do mês haja pouco ou nenhum dinheiro, as frases clichés deixarão de ser um impedimento para transformar objectivos de curto, médio e longo prazo em realidade. Para tal, recomendamos que se tenham em conta aspectos como os seguintes.

Ter uma lista de objectivos
Permitir-lhe-á ter um horizonte, para saber para onde quer ir. Aqui estão escritos todos os objectivos, por mais ridículos que possam parecer! Este é o momento em que vale a pena sonhar

Estabelecer um custo dos objectivos
Tendo em conta o “onde”, será mais fácil ser mais claro sobre o “como”. Aqui descrevemos este tipo de coisas: o dinheiro que é necessário, a inflação no país, o momento económico para investir ou poupar, as eventualidades pessoais e mesmo o esforço que será utilizado para obter o dinheiro.

Fazer uma tabela de despesas mensais
Pode ser numa folha de calculo, num bloco de notas ou mesmo o bloco de notas do telemóveis. O objectivo é separar os pagamentos das despesas adicionais para saber com quanto dinheiro se pode contar no final do mês.

Redução de despesas
Poderá reduzir alguma despesa. Há sempre uma ou outra despesa que pode ser repensada.

Outros Artigos

Siga-nos

    Não se preocupe, se mudar de ideias, poderá retirar o seu consentimento a qualquer momento exercendo os direitos referidos na política de privacidade.

    A Ler...