Com a família toda em casa, por causa do confinamento, é natural que as despesas lá de casa tenham aumentado. Porém, agora pode rever o seu consumo para poupar na fatura. Como é que o pode fazer? Aqui vai encontrar algumas dicas.
A Proteste Investe reuniu um conjunto de oito dicas que podem ajudar a ter uma casa confortável, poupada e ventilada, das quais destacamos oito. Tome nota:
- Nos dias mais frios, aproveite o sol. “Abra as cortinas e os estores das janelas durante o dia e, à noite, feche-os. Nos dias de calor, feche aqueles durante o dia e, à noite, abra as janelas para arrefecer a casa e a ventilar.”
- É muito importante renovar o ar interior da habitação todos os dias. “Basta abrir as janelas”.
- Se usar um aparelho de ar condicionado, ligue o equipamento quando estiver na divisão e desligue-o se sair por um período prolongado.
- No caso de equipamentos que funcionem com biomassa, “deixe de alimentar a lareira ou a salamandra uma hora antes de se deitar”.
- Aproveite para efetuar operações de manutenção dos equipamentos de climatização.
- Se a casa tiver um sistema de ventilação mecânica, “verifique se o mesmo funciona nas melhores condições e está programado de modo a que a renovação do ar esteja ajustada ao número de pessoas que permanecem na habitação”.