As discotecas e os bares do território continental vão poder reabrir no dia 14 de janeiro, mantendo-se a exigência de um teste à covid-19 negativo para acesso a estes espaços, mantendo-se a proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública.
Estes estabelecimentos começaram a receber esta quinta-feira o “novo pagamento” no âmbito do Programa Apoiar, cujo cálculo é feito em função de quebras de faturação e com uma revisão em alta dos limites do apoio.
Os empresários de diversão noturna esperam que os apoios anunciados pelo Governo cheguem na próxima semana para compensar o encerramento ainda em vigor.
Ainda, para se ter acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamentos locais, espetáculos culturais, ou eventos com lugares marcados e ginásios é obrigatório o certificado digital, mas nos grandes eventos, espaços sem lugares marcados e “recintos improvisados” é preciso apresentar teste negativo.
Mantém-se a lotação de uma pessoa por cinco metros quadrados, nos estabelecimentos comerciais, e a partir do próximo dia 10 de janeiro já vão poder haver promoções e saldos.