Está a pensar comprar um automóvel elétrico?

Será que comprar um automóvel elétrico compensa? Depende. Esta solução pode ser vantajosa, sobretudo se o carregamento for feito em casa, onde a energia é mais barata.

Descubra os prós e os contras desta solução.

Se comprar um automóvel 100% elétrico em 2022, com um custo total 62.500€, incluindo IVA e todas as despesas associadas, pode candidatar-se a um incentivo de 4000 euros através dos apoios para veículos de emissões nulas do governo.

A maioria das marcas automóvel comercializa carros elétricos e com autonomias cada vez maiores. Entre as várias soluções destacam-se:

Automóveis 100% elétricos, em que a eletricidade é a única fonte de energia.
Automóveis híbridos plug-in, que têm baterias além de um motor térmico que garante uma autonomia superior, sendo a autonomia elétrica suficiente para os pequenos percursos citadinos. Há a possibilidade de carregar as baterias numa tomada ou carregador.
Automóveis híbridos convencionais, tem um motor elétrico que complementa o térmico, a gasolina ou a gasóleo.

O carregamento de automóveis elétricos em postos de carregamento normal (PCN) de acesso público passou a ser pago a 1 de julho de 2020.
Para ter acesso aos posto da rede pública, o utilizador tem de escolher um ou vários comercializadores de eletricidade para a mobilidade (CEME) e receber um cartão que lhe dará acesso aos pontos de carregamento da rede.

O valor a pagar por carregamento varia em função do comercializador contratado, da potência de carregamento disponível. Mas alguns fornecedores podem ainda cobrar-lhe uma taxa em função do tempo de ligação ao carregador. Tem de somar o Imposto Especial sobre Consumo (IEC) e o IVA sobre o valor total.

Vantagens

A principal vantagem do carro elétrico é a poupança nos custos de combustível, principalmente para quem faz muitos quilómetros. Afinal, carregar baterias é mais económico do que encher um depósito de gasolina ou gasóleo.

Neste tipo de veículos as despesas de manutenção são muito inferiores. Nos automóveis elétricos os travões, os filtros, as correias, e outras peças, não se desgastam com tanta facilidade como nos carros movidos a combustíveis fósseis, e o preço de substituição das baterias está tendencialmente a descer.
Os carros elétricos não geram poluição ambiental nem poluição sonora, pelo que são melhores para o planeta.

Como o interesse pela mobilidade elétrica tem vindo a aumentar, o preço destes veículos está a diminuir.

Outra das vantagens dos automóveis 100% elétricos é não pagarem Imposto sobre Veículos (ISV) nem o Imposto Único de Circulação (IUC), que representam em média cerca de 20% do custo de um veículo novo. No caso dos veículos híbridos plug-in só paga 25% do ISV, mas o carro tem de ter 50 km de autonomia no motor elétrico e emitir 50 gramas de CO2/km.

Desvantagens

A autonomia é a maior desvantagem na hora de escolher um automóvel elétrico, no entanto nos últimos dois anos, aumentou significativamente a oferta de veículos com mais de 400 quilómetros de autonomia, embora com preços elevados.

O processo de carregamento pode ser uma desvantagem, uma vez que a rede de postos de abastecimento elétricos é ainda inferior à de combustíveis fósseis. Antes de tomar a decisão de comprar um veiculo elétrico, certifique-se que na sua área de residência ou de trabalho tem onde ligar o veículo à corrente.

O tempo de carga é também muito mais elevado do que o tempo necessário para abastecer um depósito de combustível.

Custo da Eletricidade

Carregar num posto na rua é mais caro do que carregar em casa.

Para um consumo médio de 18 kWh por 100 quilómetros, para conseguir o equivalente a 100 quilómetros de autonomia, irá pagar 8 euros (a preços da energia atualizados a maio de 2022). Se fizer o mesmo carregamento, em casa, durante as horas em vazio, pagará 3 euros. São valores inferior em cerca de 50% ao equivalente a diesel e gasolina, mas o consumo, e a autonomia, dependem do veículo, do estilo de condução e mesmo da temperatura ambiente.

Comprar um carro elétrico, é uma decisão importante que leva o seu tempo em pesquisa e análise de diferentes caraterísticas, não bastando só decidir qual a marca, o modelo, a cor ou o nível de equipamento desejado.

Outros Artigos

Siga-nos

    Não se preocupe, se mudar de ideias, poderá retirar o seu consentimento a qualquer momento exercendo os direitos referidos na política de privacidade.

    A Ler...