Tratar de processos burocráticos é por si só uma tarefa indesejada e complicada, quanto mais tempo pudermos poupar com estes assuntos, melhor. Por isso existe o Portal das Finanças.
É importante saber como usar o Portal das Finanças. Pode inicialmente não ser intuitivo, mas assim que se ganhar mais agilidade, é fácil usarmos este site a nosso favor, em especial no que toca a pagamentos, e outros aspetos.
É também uma forma de não deixar passar nenhum prazo, ninguém quer pagar mais do que já paga! Neste guia, vamos enumerar as principais utilidades do site das finanças, e o truque para se manter a par de tudo e assim poupar tempo e dinheiro!
Para que serve o Portal das Finanças?
O Portal das Finanças é o site da Autoridade Tributária e Aduaneira que permite realizar até 700 operações relacionadas com impostos e património.
Em primeiro lugar, é necessário estar registado no site das finanças, para tal basta clicar em “Registar-se”, no canto superior direito, e preencher os dados. Terá de esperar poucos dias para receber a sua palavra passe na morada fiscal indicada. Assim que tiver estes códigos, já pode aceder ao Portal das Finanças.
Caso já tenha os dados de registo, basta clicar em Iniciar Sessão, e preencher os dados de acesso: NIF e palavra passe.
As utilidades do Portal das Finanças
Há questões que devem ser tratadas pessoalmente, mas regra geral, este não é o caso. Assuntos como preencher o IRS, iniciar atividade, emitir recibos de renda, ou mesmo dúvidas gerais, podem ser resolvidas a partir do conforto de casa.
Dica Importante
Na sua Área Reservada, para onde é direcionado depois de se registar com os seus dados de acesso, é possível encontrar a informação mais útil para cada contribuinte.
Isto é, se estiver na altura de pagar o IMI, ou o IUC, ou entregar a Declaração de IRS entre todas as outras burocracias, esta informação vai aparecer em destaque, e apenas deve seguir os passos para proceder aos respetivos pagamentos.
Por isso, é sempre aconselhável ir consultando a sua Área Reservada.
Top 10 assuntos que pode tratar no Portal das Finanças
É importante saber que todas as utilidades do Portal das Finanças podem ser encontradas, clicando em Todos os Serviços, no menu do lado esquerdo que se encontra na Área Reservada. Também pode pesquisar através da barra superior.
Algumas dos serviços que pode realizar no Portal das Finanças:
- Pedir declaração de IRS;
- Pagar IUC ou selo (Imposto Único de Circulação);
- Pagar IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), pedir isenção ou reavaliar o valor tributado;
- Consultar as Cadernetas Prediais;
- Registar contratos de arrendamento e emitir recibos de renda (para senhorios);
- Declarar o IVA (para empresas);
- Iniciar ou modificar atividade nas finanças e emitir faturas (para cidadão que querem trabalhar por conta própria);
- Tirar dúvidas através da área de mensagens;
- Mudar Morada ou IBAN;
- Consultar a Agenda Fiscal;
Pode encontrar tudo na área onde estão Todos os Serviços do Portal das Finanças, são mais de 700!
Aqui, é possível pesquisar ou procurar a palavra-chave do serviço que procura (IMI, IUC, Recibos Verdes, Caderneta Predial, etc).
Mais do que saber o passo a passo de cada funcionalidade do Portal das Finanças, é importante estar familiarizado com a Área Reservada, pois é lá que vão aparecer os Alertas sempre que tiver algum pagamento a decorrer.