Nos últimos anos, as comissões bancárias têm vindo a aumentar, sendo cada vez mais difícil encontrar uma conta bancária gratuita.
Se quer ter acesso a uma conta bancária gratuita onde não paga as comissões de serviços, e sem custos associados a utilização do cartão, a conta de serviços mínimos bancários é uma boa alternativa.
Trata-se de uma conta à ordem que permite ao respetivo titular aceder a um conjunto de serviços bancários considerados essenciais a custo reduzido.
Além da abertura e manutenção da conta de serviços mínimos bancários, o titular pode sem custos:
-Dispor de um cartão de débito para movimentar a conta de serviços mínimos bancários;
-Movimentar a conta de serviços mínimos bancários através dos caixas automáticos em Portugal e nos restantes Estados-Membros da União Europeia;
-Movimentar a conta através do serviço de homebanking;
-Fazer depósitos, levantamentos, pagamentos de bens e serviços e débitos diretos;
-Realizar transferências intrabancárias Através de MB, através de home Banking, através de aplicações (apps) de pagamento operadas por terceiros, com um limite de cinco transferências por mês e de montante igual ou inferior a 30 euros por operação.;
Mas ainda existem algumas instituições financeiras que permitem, sem pagar comissões de manutenção e gestão, abrir uma conta à ordem, ter um cartão de débito simples, fazer levantamentos e pagamentos com esse cartão em território nacional, acesso online, transferências intrabancárias, depósitos de numerário ao balcão (quando existe) e adesão a débitos diretos.
-O ActivoBank tem um serviço associado ao Millenium BCP, e exclusivo online que oferece contas bancárias gratuitas.
-A moey! é uma marca do Grupo Crédito Agrícola e disponibiliza uma conta à ordem sem custos.
-A Conta à Ordem Open Bank associada ao grupo Santander é outra opção a considerar.
-O Banco Best oferece uma conta Digital em euros, sem custos de manutenção e com o mínimo de abertura de 100€.
Em algumas destas instituições, sobretudo “digitais”, alguns serviços, como disponibilização do cartão de débito depois do 1º ano, a emissão da segunda via do cartão de debito ou a emissão de cartão de credito podem estar sujeito a custos adicionais.