Resolução para o ano novo: aprender a poupar!

Estabelecendo as suas prioridades, fica mais fácil encontrar motivação para poupar dinheiro. Afinal, deixar de realizar seus sonhos de consumo, sem uma razão definida, pode se tornar um hábito bem difícil de adquirir.

Passo a passo para você criar o hábito de poupar dinheiro

  1. Organize o seu orçamento: preencha sua planilha de orçamento com muita atenção e seja bastante detalhista, e realista, nas informações que você listar.
  2. Controle as suas contas: estabeleça como regra gastar sempre menos do que você ganha.
  3. Procure poupar: com as contas em ordem, crie o hábito de separar parte do seu salário, transferindo-o para outra conta ou aplicação financeira, no dia em que receber o pagamento. Assim, não haverá risco de você gastar o dinheiro todo logo que receber.
  4. Reveja os seus hábitos: na rotina acelerada, é muito comum gastarmos dinheiro sem nem perceber. São os gastos invisíveis. O caminho é evitá-los!
  5. Cuide bem do seu dinheiro: isso significa saber muito bem no que você gasta, buscando formas de economizar no dia a dia para esticar seu salário ao máximo.

Dicas para você economizar dinheiro:
É possível economizar no dia a dia, com pequenas atitudes que, no final do mês, podem fazer uma grande diferença. Confira:

  • coma menos fora de casa;
  • deixe o carro na sua garagem;
  • pesquise preços;
  • reduza despesas: avalie no seu orçamento quais despesas podem ser eliminadas, mesmo que temporariamente, e as que você consegue reduzir.
  • economize água e luz:observe o tempo no banho, feche a torneira enquanto ensaboa a louça, acumule roupas para lavar na máquina ou para passar tudo de uma vez. Substitua as lâmpadas pelas econômicas, procure manter a casa aberta para aproveitar a luz natural, desligue os eletroeletrônicos quando não estiver usando.
  • reveja seus hábitos: verifique, no seu dia a dia, quais gastos podem ser reduzidos. Reveja ou substitua o plano da academia, avalie como você utiliza seu dinheiro e se tem o hábito de comprar por impulso.
  • leve lista no supermercado: em função dos preços altos, uma revisão detalhada dos seus gastos no supermercado pode fazer uma grande diferença no final do mês. Restrinja-se ao necessário.
  • avalie serviços contratados: assinatura de revista, serviços de TV a cabo e internet, plano de saúde etc. São tantos os serviços pelos quais pagamos em nosso dia a dia, que nem nos damos conta. Verifique, um por um, a possibilidade de negociar preços, cogitando a troca de fornecedor ou de pacote se valer a pena.

Outros Artigos

Siga-nos

    Não se preocupe, se mudar de ideias, poderá retirar o seu consentimento a qualquer momento exercendo os direitos referidos na política de privacidade.

    A Ler...